1 de mar. de 2008

Só...

Qual o limite da solidão?

Ou melhor, qual o limite entre a solidão e uma patologia social?

Vão-se alguns anos, e toda a parte boa de ser solteiro começa a se tornar um incômodo. Às vezes me pego fazendo coisas que não consigo considerar normais, e falho em ver motivos que não em decorrência do excessivo tempo que estou sozinho.

Tentando soar o menos dramático possível, o fato é que fui perdendo o que restava de paciência com as pessoas médias e me tornei intolerante com elas (as pequenas eu nem chego a notar a existência). Com as pessoas grandes cada vez mais raras, a tendência natural é o isolamento, e por conseqüência o agravamento da solidão a extremos que desconheço - e que assustam.

Por trás de todo esse falatório, a verdade é que a solidão não é tanto um isolamento quanto é um vazio no coração. Já tem algum tempo que repito para mim mesmo e para amigos que preciso me apaixonar, mas infelizmente isso está bem acima de uma mera decisão ou necessidade, e exige uma paciência que não tenho para um jogo que não sei jogar. Some-se a isso minha intolerância, e facilmente opto pelo isolamento, aceitando as conseqüências desse vazio. (e isso tudo sem entrar nas exigências mínimas para participar do jogo...)


2 comentários:

  1. esse vazio aí que você diz, acho bem indefinível. não sei falar senão através de metáforas. então quando leio algo tão claro e real, elas somem e eu fico muda. por isso não disse nada antes. sem querer justificar. é só que eu sei um pouco como é isso, apesar de não parecer. (porque eu não sei assumir). então, pra não assumir, eu fugi antes, duas vezes. mas você é insistente.

    ResponderExcluir
  2. é difícil jogar quando não se sabe as regras, ou quando não se sabe oq pode-se ganhar ou perder com ele. as vezes achava que tinha perdido a capacidade de gostar de alguém novamente, foram 3 anos desse desgosto, dessa solidão, dessa falta de paciência com as coisas mundanas e chatas, pequenas e sem importância.
    aqui estou eu, com os joelhos fracos por alguém, com borboletas no estomago e tudo mais..
    quando menos esperamos recuperamos nossa capacidade de tolarar a felicidade


    ;*

    ResponderExcluir