11 de dez. de 2010

5 Minutos

A: Engraçado como o que deixamos de dizer faz mais mal que o que nos escapa sem querer.
B: Oi?
A: É. Como se escondendo a faca eu a machucasse mais do que derrubando-a no seu pé.
B: E que faca é essa que você tem escondida?
A: São tantas que já não me cabem mais. Cada uma que ia aparecendo, querendo ser arremessada, e eu não conseguia., eu me controlava, me forçava ao silêncio em nome de um pacto de não agressão, e calmamente cravava na minha carne, para esconder. De tempos em tempos elas caem, assim, sem querer, e acontece o que aconteceu.
B: Que metáfora horrível.
A: Como?
B: Essa das facas. É horrível. É como se tudo que você pudesse ou quisesse falar fosse uma agressão, que você internaliza.
A: Tudo é uma agressão. Quando eu nego meu impulso, me agrido. Mas quando agrido os outros por ceder aos meus impulsos, arrisca doer ainda mais.
B: Você faz das palavras, facas.
A: Era só uma metáfora. O que quero dizer, B, é que nesse tempo todo eu sempre quis dizer tanta coisa, mas nunca consegui, e agora não adianta mais.
B: Pois diga, agora. É pra isso que servem esses diálogos. Se são esses os demônios que você precisa exorcizar, então comece. Não queria conversar? Pois estamos conversando. Fale o que tem pra falar.
A: Agora não adianta mais.
B: De que adianta conversar, então, se ainda falta coragem?
A: ...
B: Eu vou embora.
A: Espera.
B: Por que esperar? Nada do que falamos vai adiantar. Ainda mais que você não fala nada.
A: Tá, calma, espera. Senta, que eu vou explicar direito.
B: ...
A: Veja, o problema não é falta de coragem. Ou melhor, não é exatamente a coragem que está em jogo. É uma questão de respeito. Talvez excessivo, mas respeito. O que acontece é que eu não me sinto no direito de invadir sua esfera de vontades com as minhas. Eu ressinto isso como de uma agressividade extrema, e me torturo por isso. Então não faço. E toda vez que deixei acontecer, o resultado foi desastroso. Não é tanto medo ou falta de coragem, quanto é uma parte necessária do meu auto-controle.
B: Pois desfaça-se desse auto-controle. Desse respeito excessivo. Até quando você vai se flagelar com essas facas que não deveriam ser suas? Só se machuque com os golpes que te cabem, e cada um cuida da sua dor.

5 comentários:

  1. Isso me fez lembrar de algo q eu estava pensando outro dia - empatia excessiva. Sabe? Tem coisas que vc precisava dizer pras outras pessoas, mas o fato de vc saber como ela se sentiria te fere automaticamente com o pensamento de dizer aquilo pra ela, e vc não diz. Vc é tão capaz de se colocar no lugar dos outros q se torna condescendente demais. Será que tem a ver com suas facas?

    ResponderExcluir
  2. Taí, gostei. Mais um blog pra acompanha - e comentar. :)
    Eu entendo perfeitamente essa metáfora e é assim mesmo. Na verdade, me soa como uma faca de dois gumes, porque alguém sempre sai ferido, as brechas são poucas ou estreitas demais para que consigamos escapar ilesos. Mas é uma boa metáfora, de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  3. @circunstanciaqualquer

    Lendo seu comentário, lembrei de uma música do Bravery, chamada Every Word Is a Knife in My Ear.

    Segue um trecho:

    Every word from your mouth is a knife in my ear
    Every thought in your head is like poison to hear

    A fool is a devil and a devil's a fool
    With a fork-tongue needle and you got us all fooled
    A monkey doing tricks and we couldn't resist
    If this isn't evil then I don't know what is

    ResponderExcluir
  4. @fadamariposa

    Quando a situação é com terceiros, tendo a ser sincero além da conta. Prefiro dizer o que a pessoa precisa ouvir a simplesmente dar um tapinha nas costas, passar a mão na cabeça e dizer umas palavras de auto-ajuda. Mas quando tenho que escolher entre machucar alguém e me machucar, acabo escolhendo a segunda.

    Não que seja algo positivo, porque acabo internalizando muita coisa e às vezes até deixando passar oportunidades por medo de "invadir", "agredir" ou simplesmente "desagradar"...

    ResponderExcluir
  5. ah que saudades que eu tava de ler suas palavras.. quem sabe voltamos as nossas discussões sobre o tudo e o nada!
    XD

    beijos..

    ResponderExcluir