26 de jun. de 2007

Protesto












O silêncio das rádios online

É isso mesmo, uma lei americana de direitos autorais pretende agora cobrar dos webcasts o direito de transmissão. Rádios online estão fadadas à extinção, e com elas muitos outros serviços como a Last.fm, o MySpace Music e muito provavelmente todo tipo de podcast.

Algumas destas rádios, como a Live365, disponibilizaram banners como o acima para que blogueiros e afins possam se juntar ao protesto. Além disso, no dia de hoje as rádios online estão organizando o Silence Day (Dia do Silêncio), em defesa dos seus direitos. Por isso não estranhe se você tentar ouvir e de lá não sair nada, é só uma demonstração do futuro, caso essa lei seja aprovada.

Quanto à lei ser americana, o fato é que ela afeta o mundo todo, já que no tocante a propriedade intelectual o direito está bastante universalizado. Isso significa que calarão webcasts de todas as partes do mundo em nome de uma absurda taxação que beneficia grandes grupos, para que continuem nos ditando o que ouvir. (E depois acham que têm o direito de reclamar do Chavez.)

Mais notícias sobre o assunto nesse site.

Dito isto, voltamos à programação normal. Até decidirem cobrar taxa dos blogs, para que notícias como esta só saiam em jornais. (Alguém viu algo a esse respeito em algum jornal? Pois é...)

3 comentários:

  1. tá loco, é porrada pra tudo quanto é lado...hahaha
    abs

    ResponderExcluir
  2. Já existia uma taxa nesse sentido, o que está sendo feito é cobrar um valor mais elevado. Ou seja, os sites que já operavam com prejuizos ou com lucro minimo vão ter ainda mais dificuldades pra se manter e eventualmente vão sair do ar. Aliás, o Last.fm não vai ser afetado porque está hospedado na Inglaterra, inclusive pagando uma taxa mais elevada pela banda que utiliza do que os sites localizados nos EUA.

    ResponderExcluir