16 de nov. de 2006

Mais passado

Como o presente não se apresenta atraente o suficiente para merecer um post, sigo falando de passado. Não um passado específico, mas uma coleção de passados mal resolvidos, que trato com tanto carinho. "Por que guardá-los?", alguns perguntariam, e a resposta vem fácil: "Fazem-me sentir vivo." São estas pequenas cordas desamarradas, que de tempos em tempos me pego tentando amarrar, que dão um pouco de sentido a essa vida tão sem perspectiva.

Ainda outro dia um comentário neste blog perguntava: "O que você perdeu no passado que procura algo lá?". A cada dia chego mais próximo da conclusão que realmente perdi alguma coisa: o futuro. Talvez eu queira apenas remontar o passado, tentar efetivamente aprender com ele; talvez eu queira mesmo encontrar um futuro não vivido e tentar dar seqüência. Talvez lidar com estas cordas torne minha caminhada mais lenta, presa a um emaranhado de memórias, mas me é tão natural a manipulação delas que acho impossível ser errada. Diz a lenda que o caminho correto é sempre para a frente, mas quem acredita em lendas?


A vida segue, atando e desatando nós, e provavelmente deixando mais pontas soltas para lidar no futuro. A coleção aumenta, e por algum motivo sórdido, me orgulho disso. Assuntos pendentes têm um brilho especial, um valor romantizado de "bons tempos", que podem ser retomados a qualquer momento, transformados em presente - ou até mesmo futuro. Se resolvidos, seriam apenas memória, uma caixinha de fotos, e nem scanner e Photoshop ajudariam a afetar.

Pode ser que isso signifique não ter exatamente um passado, mas sim apenas um presente que se distanciou, mas não importa. Tenho meu apego, minha coleção, e como fosse uma coleção de brinquedos, a cada vez que abro a caixa brilham os olhos, colore-se o mundo e tudo volta a ser mágico. E se o brilho se desfaz em seguida, não me preocupo. Fecho a caixa com cuidado, pois sei que ela se abrirá novamente.

No futuro, mais passado.

3 comentários:

  1. dááááá-lhe Belotti!
    te aguardamos para os brindes, no 92! hehehe
    abraxxx

    ResponderExcluir
  2. Quero ver o que o nosso Zungurubugu vai responder. Ansioso pela resposta dele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. hunf... esperas Magurubúricas à parte..

    Bigui Momônicus Leviatantânikus, quem sabe vc não é uma simples marionete atada Às cordas da natureza material? Às vezes a marionete se entrelaça com as cordas...

    Ainda acho desculpas esfarrapadas para continuar letárgico, porém, já que vc se sente feliz com memórias e tudo mais... imagine-se eterno, e que teve diversas vidas antes desta que vc poderia lembrar... e que, já que não lembra, poderia viver mais intensamente esta para ter alguma história mais pra frente... porque deve ser chato "lembrar que lembrava"...

    Bejunda.

    ResponderExcluir